ORADORES

 

MANUEL ALMEIDAProfessor Doutor Manuel Caldas de Almeida -  Licenciado em Medicina pala Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa 1980. Professor Convidado de Geriatria da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade Nova de Lisboa. Diretor do Hospital do Mar Do Grupo Luz Saúde. Administrador do Grupo Luz Saúde. Membro do Secretariado Nacional DA UMP desde 2009. Responsável pela área de Envelhecimento e Demências da UMP. Responsável pela área clínica de Unidade Bento XVI. Responsável Nacional e coordenador do Projeto Vidas - projeto Nacional de adaptação de Valências a Demência – Janeiro 2014 Março 2015. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mora. Coordenador de área de Geriatria UATLA – 2008 2014. Membro do Grupo Healthin Gulbenkian 2014. Membro do Conselho Clinico Superior de Luz Saúde. Membro do conselho consultivo da Fundação Grunenthal 2010. Membro do conselho de consultores da Associação AFID. Membro do Grupo Estudos Saúde Envelhecimento da UN-FCML. Membro do conselho científico da Sociedade Portuguesa de Geriatria. Nomeado para Grupo de trabalho para elaboração de Plano Nacional de Demências 2016. Nomeado para grupo de trabalho do Ministério da Saúde sobre contratualização em CC 2014. Nomeado para grupo de trabalho DGS para elaboração programa de Plano Nacional de Saúde 2016- 2020; Julho 2014. Convidado para elaboração capitulo “Articulação e continuidade de cuidados “ DGS Julho 2014.

 

PAULO PINADr. Paulo Reis Pina - Médico Especialista em Medicina Interna. Competências pela Ordem dos Médicos: i) Medicina da Dor; ii) Geriatria; iii) Medicina Paliativa. Paliativista na Unidade de Cuidados Paliativos, Casa de Saúde da Idanha, Sintra. Internista da Unidade de Psico-Geriatria, Casa de Saúde da Idanha, Sintra. Coordenador da Unidade de Reabilitação Global, Casa de Saúde da Idanha, Sintra. Membro da Comissão de Ética para a Saúde, Casa de Saúde da Idanha, Sintra. Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

 

andreia sousaDrª Andreia Sousa - Mestre em Psicologia com Dissertação de Mestrado no domínio da Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na Esquizofrenia com o seguinte tema: “Alterações da Neurocognição na Esquizofrenia: impacto de um programa de remediação cognitiva computorizado”. Iniciou atividade profissional na Consulta de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e atualmente trabalha na Neuroinova, onde se dedica à investigação e ao desenvolvimento de tecnologias na área da neurorreabilitação. É co-investigadora em vários projetos científicos na área do envelhecimento, doenças neurodegenerativas, bem como em doenças desmielinizantes do Sistema Nervoso Central. Principais interesses de investigação: avaliação e intervenção neuropsicológica no âmbito do envelhecimento ativo e em quadros clínicos do foro neurológico (ex., doenças neurodegenerativas, cerebrovasculares) e psiquiátrico (ex., esquizofrenia, depressão). Mais recentemente, tem investido na formação no domínio da Neuropsicologia infantil.

 

patricia cesarioDr.ª Patrícia Cesário - Mestre em Psicologia Forense pela Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade de Coimbra. Psicóloga Clínica na Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão. Intervenção em centros de dia e estruturas residenciais para idosos, bem como no âmbito do projeto – “INCOGNUS – Inclusão, Cognição, Saúde” - realização de sessões de estimulação cognitiva e multissensoriais nos domicílios e avaliações psicológicas. Candidata à especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde, bem como às especialidades avançadas de Psicogerontologia e Psicologia Forense. Integra a bolsa de Psicólogos voluntários da Ordem dos Psicólogos Portugueses com formação em Intervenção Psicológica em Situação de Catástrofe.

 

enf vania ramosEnfermeira Vânia Ramos - Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Cuidados Paliativos.

 

 

 

horacio firminoDr. Horácio Firmino - Fundador e Coordenador da Consulta/Unidade de Gerontopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE/Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC/HUC) (1991 2013; 2017-actual); Presidente da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria (2004 2007); Presidente da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica (2012 2014); Membro da Board da Associação Internacional de Psicogeriatria (2007 2009 e 2013 2014); Tesoureiro da Comissão Executiva da Associação Internacional de Psicogeriatria (2009 2013); Coordenador do Hospital de Dia de Psiquiatria do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC (desde setembro de 2013); Vice Presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica (2011 2014); Professor da Unidade Curricular de Patologia Psiquiátrica do Idoso no mestrado de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2004 2014); Professor Convidado da Psicopatologia do Envelhecimento no Curso de Gerontologia Social e do Mestrado de Gerontologia da Escola Superior de Educação de Coimbra (desde 2010). CEO da Stressidades, Serviços Médicos Lda.

 

maria joao quintelaDr.ª Maria João Quintela - Médica, com o Grau de Consultora em Medicina Geral e Familiar. Responsável pelo lançamento e desenvolvimento na Direcção-Geral da Saúde do conceito de Envelhecimento Ativo, e do Projeto das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde, e também pela coordenação de diversos grupos de trabalho e lançamento de Programas e Projetos nacionais dirigidos à população idosa: Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII e o Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. Colaborou em diversas publicações na área do envelhecimento, de que são exemplo: “Manual de Envelhecimento Ativo”, "Sentimentos de uma Vida" e “Gestão de Organizações e Empreendedorismo na Economia Social”, (respetivamente editados por: Constança Paúl/ Ó. Ribeiro, 2011, C. Soc. Paroquial S. Jorge Arroios – 2012 e CAJIL – 2017). Formação superior em Gerontologia pela Universidade de Ciências Sociais e Políticas de Grenoble. Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Saúde pelo INDEG / ISCTE. Pós-Graduação em Gestão das Organizações Sociais pela Escola de Direção e Negócios AESE. Competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos. Consultora da Direção-Geral da Saúde. Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia. Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV. Vogal da Direção da União Distrital Lisboa das Instituições Particulares de Solidariedade Social – UDIPSS. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação das Instituições de Terceira Idade – FITI. Vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social – CNIS. Foram-lhe atribuídos os Prémios «Nunes Correia Verdades de Faria» (2000), e o Prémio FEMINA 2016 – Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia.

 

jose pinto da costaProfessor Dr. José Pinto da Costa - Licenciado em Medicina e Cirurgia pela FMUP; Doutorado em Ciências Médicas com prova complementar em Psiquitria pela FMUP; Pós-graduado em Medicina Legal pelo IMLP; Especialista em Medicina Legal pela Ordem dos Médicos com o grau de consultor em medicina legal; Competência em Avaliação do Dano Corporal pela Ordem dos Médicos; Chefe de serviço da carreira médica de medicina legal do INMLCF; Master em Grafologia e Documentologia pela Universidade de Barcelona; Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto (1976-2001); Foi professor catedrático convidado de Medicina Legal da FMUP e do ICBAS; Foi professor catedrático de Odontologia Forense na CESPU; Foi professor catedrático de Psicologia Forense na Universidade Lusíada do Porto; Membro honorário da Associação Mundial de Direito Médico; Membro honorário da Sociedade Espanhola de Direito Sanitário; Professor catedrático de Medicina Legal e de Psicologia Judiciária do Departamento de Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Diretor do Centro Médico-legal, Prof. J. Pinto da Costa; Diretor Científico do Instituto CRIAP.

 

MODERADORES

 

SUSANA HENRIQUESDra. Susana Henriques - Doutoranda em Neurociências e Psicologia Clínica na Universidade de Santiago de Compostela (USC). Mestre em Psicologia Clínica pela Escola Superior de Altos Estudos (ESAE Coimbra). Diretora de Serviços e Diretora Técnica da Cediara – Instituição de Referência Nacional na Promoção do Envelhecimento Ativo e Saúde Mental. Docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT Coimbra). Especialista em ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e reabilitação. Coordenadora Pedagógica e formadora da Replicar Socialform. Colabora com vários estabelecimentos de ensino na orientação de estágios, júri de avaliações de provas e defesas de trabalhos em várias áreas sociais. Autora dos jogos de estimulação cognitiva para idosos e pessoas adultas com DCL (ex. “Roletas da Memória”, “Bingos Séniores”, “Pesca das Palavras Sénior”) e de diversos materiais de estimulação e reabilitação. Participação regular em congressos, baseado nas temáticas de Estimulação Cognitiva, Reabilitação Neurológica, Envelhecimento Saudável, Saúde Mental. Colabora em projetos de investigação com a USC.

 

PAULA SAPETAProfessora Doutora Paula Sapeta - Professora Coordenadora e atual Diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias - Instituto Politécnico de Castelo Branco. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Sociologia. Pós-graduada em Cuidados Paliativos. Doutora em Enfermagem. Membro da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e do Observatório Português de Cuidados Paliativos.