DAEPrograma Nacional de Desfibrilhação Automática Externa

Salvar uma vida envolve uma sequência de passos que cada um deles influencia a sobrevivência, sendo a desfibrilhação parte integrante da “cadeia de sobrevivência”. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão tem presente que uma resposta imediata a uma situação eventual de paragem cardiorrespiratória é crucial para a vida dos nossos clientes.

No sentido de maximizar as possibilidades de uma vida salva, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão juntou-se ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa sendo que possui licenciamento para 3 equipamentos que foram colocados nas instalações das Estruturas Residenciais para Idosos (Lar I, Lar II e Casa de Repouso – Dr. Francisco Pinto Cardoso).

Segundo estatísticas recentes verifica-se que a assistência nos primeiros minutos após uma paragem cardiorrespiratória aumentou significativamente sendo que em locais onde o programa de DAE proporciona de imediato o Suporte Básico de Vida e o primeiro choque nos 3 minutos após o colapso cardíaco, a taxa de sobrevivência para fibrilhação ventricular por morte súbita é superior a 74%.