SUBMISSÃO DE POSTERS NOVAS DATAS

17/09 – Entrega de Resumo

24/09 – Comunicação de aceitação do poster pela Comissão Científica

 

Comissão Científica.

sandra vieira2Professora Dr.ª Sandra Regina Alexandre Ferreira Vieira – Doutoramento Serviço Social; Professora Adjunta na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco; Coordenadora do Curso de Serviço Social ESE.

 

 

maria joao guardado moreira2Professora Dr.ª Maria João Guardado Moreira – Professora Coordenadora – Gerontologia Social; Departamento de Ciências Sociais da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutorada em Sociologia, especialidade Demografia (FCSH/NOVA). Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde coordena o Mestrado em Gerontologia Social. Investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade - CEPESE e investigadora associada do Grupo de Estudios Población y Sociedad (Universidad Complutense de Madrid), onde também realizou um Pós-Doutoramento. Participação em vários projectos nacionais e internacionais e publicação vários artigos sobre demografia, demografia regional, envelhecimento, migrações e saúde.

Dr. Duarte Santos Falcão – Psiquiatra Psicogeriatria; Diretor Clínico Casa de Saúde das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Rainha Santa Isabel, Condeixa.

rosa marina afonsoProfessora Dr.ª Rosa Marina Afonso – Docente do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, onde leciona nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Psicogerontologia. Doutoramento em Psicologia na Universidade da Beira interior, Master em Gerontologia na Universidade de Salamanca, Mestrado em Psicologia Social na Universidade do Porto e Licenciatura em Psicologia na Universidade de Coimbra. Vários artigos e capítulos de livros publicados em revistas nacionais e internacionais na área do envelhecimento. Investigadora no CINTESIS (CINTAging) e UNIFAI (ICBAS.UP). Estuda os desafios do processo de envelhecimento psicológico com dignidade baseados na identidade da Pessoa.

 

PAULA SAPETAProfessora Dr.ª Paula Sapeta - Enfermeira; Diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (IPCB). Professora Coordenadora e atual Diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias - Instituto Politécnico de Castelo Branco. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Sociologia. Pós-graduada em Cuidados Paliativos. Doutora em Enfermagem. Membro da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e do Observatório Português de Cuidados Paliativos.

 

SUSANA HENRIQUESDra. Susana Henriques - Psicóloga Clínica; Diretora de Serviços e Diretora Técnica da Cediara; Coordenadora Pedagógica da Replicar Socialform. Doutoranda em Neurociências e Psicologia Clínica na Universidade de Santiago de Compostela (USC). Mestre em Psicologia Clínica pela Escola Superior de Altos Estudos (ESAE Coimbra). Diretora de Serviços e Diretora Técnica da Cediara – Instituição de Referência Nacional na Promoção do Envelhecimento Ativo e Saúde Mental. Docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT Coimbra). Especialista em ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e reabilitação. Coordenadora Pedagógica e formadora da Replicar Socialform. Colabora com vários estabelecimentos de ensino na orientação de estágios, júri de avaliações de provas e defesas de trabalhos em várias áreas sociais. Autora dos jogos de estimulação cognitiva para idosos e pessoas adultas com DCL (ex. “Roletas da Memória”, “Bingos Séniores”, “Pesca das Palavras Sénior”) e de diversos materiais de estimulação e reabilitação. Participação regular em congressos, baseado nas temáticas de Estimulação Cognitiva, Reabilitação Neurológica, Envelhecimento Saudável, Saúde Mental. Colabora em projetos de investigação com a USC.

 

paulo teixeira2Dr. Paulo Teixeira - Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado para ONGs, na coordenação de equipas de projetos de intervenção, e para o Estado, no planeamento e acompanhamento da implementação de Programas Nacionais (nomeadamente o Programa Rede Social, no extinto IDS – Instituto para o Desenvolvimento Social e posteriormente no Instituto de Segurança Social). Exerce atualmente as funções de consultor e formador em Autarquias, IPSSs, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional e sistemas de avaliação de desempenho. É ainda responsável pela gestão de programas e projetos e intervenção social, colaborando pontualmente com instituições do Ensino Superior, como a Universidade Católica Portuguesa (polo do Porto) ou o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), onde leciona cadeiras ligadas às suas áreas de intervenção, nomeadamente às questões da avaliação. Integrou ainda a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação (European Evaluation Society – EES), foi coordenador do Núcleo de Lisboa da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) e fundou a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente sendo também atualmente membro da direção da Associación Ibérica de Professionales por la Evaluación. É, ainda, co-autor dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”.