Destaques
« A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão viu a sua candidatura aprovada pela Association Femmes d’Europe destinada à aquisição de materiais para criação de uma sala de Snoezelen para utilização dos seus utentes. Numa primeira fase, pretende-se intervir nos utentes das suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, prevendo-se a médio prazo estender essa utilização a outras pessoas da comunidade. O espaço a criar no Lar I, irá ter como destinatários os idosos com demência em fase ligeira e moderada.
Como objetivo irá procurar-se diminuir as dificuldades em gerir situações provocadas por sintomas patológicos (delírios, alucinações, depressão, ansiedade, por entre outros), mas também comportamentais (agressividade física e verbal, agitação psicomotora, comportamento social inadequado e perturbações de sono), em articulação com unidades de saúde através do estabelecimento de parcerias que permitam melhorar as práticas de atuação no doente com demência. No futuro, existe a intenção de dotar esse espaço de uma Sala de Promoção de Capacidades Cognitivas, para além de um Gabinete de Avaliação.»
“Oferta de viatura para o Serviços de Apoio Domiciliário pelo Município de Vila Velha de Ródão”
“ O Município de Vila Velha de Ródão deu um apoio à aquisição de uma viatura destinada à prestação de serviços na comunidade, num momento em que a aumento generalizado dos preços cria grandes dificuldades financeiras à generalidade das IPSS. A nova viatura será utilizada no Serviço de Apoio Domiciliário, substituindo uma outra com 20 anos e mais de 350.000 quilómetros percorridos A sua aquisição ocorreu no âmbito do Regulamento Municipal de Associativismo, traduzindo-se esse apoio na atribuição de um subsídio”;
No dia 16 de outubro de 2019 foi oficializada a parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e a Fundação Altice Portugal, no âmbito do Programa Apoiar, no que concerne ao Projeto INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Ao fim de quase 4 anos do início do projeto INCOGNUS, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão agradece à Fundação Altice Portugal por confiar neste projeto que reforça a importância de se investir numa intervenção precoce ao nível da saúde mental dos idosos não institucionalizados. De facto, as intervenções não farmacológicas têm um papel fundamental já que, ajudam a maximizar o funcionamento cognitivo e o bem-estar das pessoas idosas, bem como, a preservar as capacidades, pelo maior período de tempo possível, mantendo assim a sua autonomia, conforto e dignidade. As sessões de estimulação cognitiva e multissensorial continuarão a realizar-se, gratuitamente, em todas as localidades do concelho de Vila Velha de Ródão onde se encontrem idosos interessados em participar nas mesmas. Os interessados deverão dirigir-se às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão ou entrar em contacto através do seguinte número de telefone: 272540000..
O Projeto “Criar Banco de Equipamentos” foi premiado pelo BPI Seniores 2019 – La Caixa. Com início em novembro de 2019, e duração de 1 ano, pretende-se com este projeto a criação de um banco de ajudas técnicas para disponibilizar a todas as pessoas com 65 ou mais anos de idade, não institucionalizadas, residentes, permanente ou temporariamente, no Concelho de Vila Velha de Ródão que sejam portadores de deficiência ou que careçam temporária ou definitivamente de ajudas técnicas, por motivos de perda de autonomia física ou psicológica.
Todas as pessoas que necessitem de recorrer ao Banco de Ajudas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão deverão dirigir-se às instalações da mesma ou entrar em contacto através do seguinte número de telefone: 272540000.